Departamento de Segurança Criminal.
Radio HabboNight

Junto a DSC

Organização GOPH Oficial
teste

Ir para baixo
GarotoTWD
GarotoTWD
Administrador
Administrador
Mensagens : 36
Data de inscrição : 27/09/2017
https://dscoficial.directorioforuns.com

Estatuto Ortográfico DSC ® Empty Estatuto Ortográfico DSC ®

Qua Set 27, 2017 3:46 pm
Estatuto Ortográfico
Orientações Gerais:

1) Devemos empregar "ss" em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "gredir", "mitir", "ceder" e "cutir".

Exemplos:
AGREDIR / AGRESSÃO
PROGREDIR / PROGRESSÃO
REGREDIR / REGRESSÃO
TRANSGREDIR / TRANSGRESSÃO
ADMITIR / ADMISSÃO
DEMITIR / DEMISSÃO
OMITIR / OMISSÃO
PERMITIR / PERMISSÃO
TRANSMITIR / TRANSMISSÃO


ACEDER / ACESSO
CEDER / CESSÃO
CONCEDER / CONCESSÃO
EXCEDER / EXCESSO, EXCESSIVO
SUCEDER / SUCESSÃO


DISCUTIR / DISCUSSÃO
PERCUTIR / PERCUSSÃO
REPERCUTIR / REPERCUSSÃO


2) Devemos empregar "s" em todos os substantivos derivados de verbos terminados em "ender", "verter" e "pelir".


Exemplos:
APREENDER / APREENSÃO
ASCENDER / ASCENSÃO
COMPREENDER / COMPREENSÃO
DISTENDER / DISTENSÃO
ESTENDER / EXTENSÃO
PRETENDER / PRETENSÃO
SUSPENDER / SUSPENSÃO
TENDER / TENSÃO


VERTER / VERSÃO
REVERTER / REVERSÃO
CONVERTER / CONVERSÃO
SUBVERTER / SUBVERSÃO


EXPELIR / EXPULSÃO
REPELIR / REPULSÃO


3) Devemos empregar "ç" em todos os substantivos derivados dos verbos "TER" e "TORCER", mais seus derivados.


Exemplos:


ABSTER / ABSTENÇÃO
ATER / ATENÇÃO
DETER / DETENÇÃO
MANTER / MANUTENÇÃO
RETER / RETENÇÃO
TORCER / TORÇÃO
DISTORCER / DISTORÇÃO
CONTORCER / CONTORÇÃO


É importante salientar que o uso de '' MIM '' é completamente incorreto, irei mostrar alguns erros que a maioria das pessoas utilizam esse termo incorretamente:

- Você poderia MIM IMPRESTAR 12 moedas? ( FRASE ERRADA )
- Você poderia ME EMPRESTAR 12 moedas?  ( FRASE CORRETA )


O que são os verbos?


Verbos são palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.


Saiba mais sobre os verbos
Regência do verbo ver

O verbo ver atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto, estabelecendo regência com um objeto direto sem a...
Verbos irregulares no português

Os verbos são formados por um radical mais uma terminação. As terminações são diferentes, conforme as flexões em número,...
Regência do verbo falar

O verbo falar é um verbo muito versátil. Além de apresentar uma pluralidade de significados, pode estabelecer diversos...
Regência do verbo chamar

A regência do verbo chamar é mais complexa do que se pensa, não havendo também unanimidade entre todos os gramáticos. O...
Regência do verbo dar

Existem diversas hipóteses de regência com o verbo dar. Como esse verbo apresenta uma pluralidade de significados, pode...


Verbos defectivos

Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais,...


Regência do verbo informar
O verbo informar atua, maioritariamente, como verbo transitivo direto e indireto, apresentando dois complementos...


Regência do verbo lembrar
O verbo lembrar pode ser utilizado como verbo transitivo direto e indireto, tendo tanto um objeto direto como um objeto...


Regência do verbo agradecer
O verbo agradecer pode ser atuar como verbo transitivo direto, como verbo transitivo indireto ou como verbo transitivo...


Regência do verbo responder
O verbo responder atua, maioritariamente, como verbo transitivo indireto, com regência da preposição a. Pode, contudo,...

Explicações: A palavra MIM não conjuga verbo, em NENHUMA frase, então sempre que for pedir algo, ou até mesmo '' Mim desculpa '', use o ME, por que MIM não existe em nenhum tipo de conjugação verbal.


DICAS ORTOGRÁFICAS:


Há quem esteja convencido que escrever bem é só isto: não dar erros ortográficos.

Ah, se fosse assim tão fácil.


Mas, claro, é muito importante aprender a evitá-los. Aliás, a minha profissão também implica andar à caça desses bichos feios. E, na verdade, um texto bem escrito com erros ortográficos é como uma bela casa com a tinta a cair. Ou alguém que se veste bem mas não repara nas nódoas.


Sim, temos de limpar os textos antes de os apresentar em público.


Aqui ficam sete dicas (há muitas outras, mas estas foram as que me vieram à cabeça neste fim de tarde):


A dica das dicas nisto da língua: ler muito. Ler ainda mais. Ler com atenção. A ortografia também se aprende ao ler. Aliás, é a única forma de ganhar boas bases nisto da escrita. Bem, há outra: escrever. Escrever muito. Repetir a dose durante muitos e bons anos e nunca achar que já está.


Perceber que todos nós podemos dar erros. Quem acreditar no contrário está em risco de dar mais erros do que daria se tomasse uma boa dose de cautela. E tendo em conta as reacções absurdas de algumas pessoas perante os erros dos outros, há quem ande por aí convencido que o mundo se divide entre os que dão muitos erros e quem não dá nenhum. Ah, mesmo aqueles que dominam a ortografia têm horas cansadas, dedos mais rápidos do que o pensamento…


Rever os nossos textos. Sim, eu sei: é óbvio. Mas se o escrevente tiver demasiada confiança em si próprio não revê coisa nenhuma. Confesso aqui, porque estas dicas também são para mim: neste blogue, já me aconteceu carregar no botão «Publicar» sem reler o texto. Arrependi-me, quase sempre. Mais vale reler. Por isso, não é demais repetir: depois de escrever, convém ler. E o melhor é deixar passar algum tempo. Se estivermos a escrever no computador, também é certo e sabido que há erros que só nos vão aparecer no papel. Por fim, sempre que possível, convém pedir a um amigo de confiança para olhar com atenção para os nossos textos. Porque os nossos próprios erros têm uma tendência enervante para serem invisíveis aos nossos olhos.


Consultar obras de referência. A ortografia é uma das áreas convencionais da língua: há regras relativamente claras e estas regras vêm explicadas em prontuários e outras obras de referência. É uma questão de as ter ao pé da mão. Um outro truque: mesmo quando não temos dúvidas, é interessante folhear um livro deste tipo e descobrir pormenores da ortografia que não conhecemos.
Aprender quais são os nossos erros habituais. Todos nós temos um ou outro erro em que caímos com um pouco mais frequência do que o habitual. Será boa ideia procurar esse erro nos nossos textos. Podemos criar uma lista e tê-la ao pé do computador. Mas, lá está, para isto resultar é preciso não estar convencido que isto dos erros é só com os outros.


Usar o corrector ortográfico do Word. Outro conselho óbvio, eu sei. Mas já vi tanto texto que merecia uma boa varridela automática que vale a pena sublinhar o óbvio: os correctores ortográficos automáticos ajudam a detectar alguns erros. E são fáceis de usar! Querem uma dica um pouco mais estranha? Ponham o computador a ler o texto (é possível!). Alguns dos erros que são quase invisíveis aos nossos olhos são desmascarados quando nos arranham os ouvidos. Um exemplo? A falta de acento nos ii.


Ligar mais aos nossos erros do que aos erros dos outros. Devemos corrigir os erros dos outros? Sim, claro: em privado e com delicadeza. Mas viver obcecado com os erros dos outros só nos deixa mais longe de melhorar o nosso próprio português. Por isso, toca a olhar com mais afinco para os textos que nos saem das mãos. Se somos exigentes e sarcásticos com os erros dos outros, sejamos ainda mais exigentes e sarcásticos com os nossos erros. ( Dica importante, e boa para se utilizar em base. )


Disse no início que os erros ortográficos são um aspecto secundário da língua. Mas a verdade é que se cumprirmos estas dicas, aprendemos muito sobre aquilo que é ainda mais importante: como escrever de forma clara, como estruturar bem as frases, como criar uma voz própria, como fazer com a língua aquilo que queremos. No fundo, quem dá muitos erros ortográficos mostra que não lê muito, não revê os textos, não quer saber disso. Assim, é normal que os erros apareçam em maus textos.


Sim, é possível escrever bons textos com muitos erros, mas é raro. A verdade é que os nossos cérebros estão tão habituados a fazer a associação entre ortografia correcta e bom português que, por mais qualidade que vejamos no tecido, ligamos mais às nódoas.

ENTREM NESSE LINK!!!!!! - http://escreverbem.com.br/dicas-de-portugues/

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos